terça-feira, 29 de novembro de 2011

Plano Fácil de Leitura da Bíblia

Você não pode ter uma religião genuína, saudável, consistente, sem leitura diária da Bíblia. A Bíblia é a fonte da vida cristã; é o pão espiritual. É o alimento que faz crescer a fé, e que a torna mais profunda e mais esclarecida. Vamos repetir aqui, como exemplo, a experiência de D. L. Moody, o grande pregador: “Eu orava pedindo fé, e pensava que um dia a fé haveria de descer como um raio sobre mim. Mas a fé parecia nunca chegar. Um dia li nas Escrituras: ‘A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus’ Rom. 10:17. Eu abri a Bíblia e, desde então, a minha fé tem crescido mais e mais.”

Não basta ficar ouvindo outros falarem sobre a Bíblia nos sermões de sábado, ou ler a respeito da importância da Bíblia. É necessário um acesso pessoal à Palavra. É preciso beber água para satisfazer a sede, e não apenas saber de cor a composição química da água. Em religião o que vale é o envolvimento direto, constante, e experimental da pessoa com Deus e com Sua Palavra, e não teorias apenas.

Mas vamos à prática: Como ler a Bíblia e perseverar em sua leitura? A Igreja, tradicionalmente, tem aconselhado o plano do Ano Bíblico, que consiste em ler a Bíblia toda durante o ano. Três capítulos por dia, e cinco aos sábados. Muitos se beneficiaram com esse plano. Conheço pessoas que leram vinte, trinta vezes a Bíblia, seguindo o Ano Bíblico. E muitas continuarão seguindo o Ano Bíblico, e serão abençoadas com isso. Mas uma grande maioria que começa o Ano Bíblico desiste logo no segundo ou terceiro livro da Bíblia. E desistem porque atrasam na leitura por ser um pouco longa, e acabam desanimando, já que não vão conseguir ler a Bíblia no correr do ano.

Nossa sugestão, portanto, é o plano de um capítulo diário da Bíblia. Só um capítulo por dia. Começando do Gênesis e indo até o Apocalipse. Essa leitura sistemática, do começo ao fim da Bíblia, é importante porque dá uma visão completa da Bíblia. Do contrário, a pessoa só escolherá os livros mais interessantes, tais como os Salmos e os Evangelhos, deixando de ler os restantes livros da Bíblia. E Paulo diz que tudo o que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito. Para organizar melhor sua leitura e torna-la mais eficiente, siga as seguintes sugestões:

Escolha um lugar silencioso para essa leitura.

Faça uma breve oração pedindo a Deus que o abençoe na leitura de Sua Palavra.

Leia com atenção um capítulo da Bíblia.

Use uma agenda anual para registrar sua leitura, na página de cada dia. Se não tiver agenda, use um simples caderno, e coloque a data de leitura. Lembre-se de que a leitura deve ser diária.

Escolha um versículo do capitulo, e copie-o na página do dia, com o título de “Verso áureo”. O fato de você registrar o capítulo lido, e copiar o “verso áureo”, ajuda-o a fixar em sua mente a leitura feita.

Terminada a leitura, ajoelhe-se e faça uma oração a Deus, com seus pedidos e agradecimentos.

Quanto ao horário da leitura, pode variar de acordo com sua disponibilidade de tempo. Se for de manhã, é sempre melhor. Se não, pode ser durante o dia, ou à noite, antes de deitar. O Importante também é que essa leitura da Bíblia se torne um hábito em sua vida. Assim como o alimento ou o trabalho. Se por alguma circunstância você deixar de ler um dia, não desanime. Continue no dia seguinte. A meta é você ler os 365 dias do ano. Mas o grande objetivo mesmo é seu fortalecimento espiritual. É o fortalecimento de sua fé. É sua aproximação de Deus.

Uma explicação necessária: Estes momentos de leitura da Bíblia podem ser colocados dentro da Hora Tranqüila, que é sua hora de comunhão com Deus, mas pode também ser uma prática a mais em sua vida devocional diária. É um tempo mais breve. A Hora Tranqüila exige mais tempo, e inclui leitura de livros devocionais, além da Bíblia, mais tempo dedicado a oração, cânticos de louvor, meditação mais demorada, etc. Em regra geral, uma coisa não substitui a outra. Mas se completam. Neste novo plano você não precisa se preocupar em quanto tempo vai terminar a leitura da Bíblia toda. O importante é lê-la diariamente; uma porção cada dia, como era o maná do deserto: “A porção do dia para cada dia.

”E para este plano de leitura da Bíblia, use como lema as palavras do salmista: “Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra e luz, para os meus caminhos” (Sal. 119:105).

Felizes os que buscam na Palavra de Deus, as forças para cada dia.

Pr. Tércio Sarli – Revista Adventista, Abril de 2003 – Hora Tranqüila - www.horatranquila.com.br


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...