terça-feira, 27 de dezembro de 2011

NOSSA SALA DE BATE PAPO, VAMOS CONVERSAR?


Get your own Chat Box! Go Large!

História dos Concursos Bíblicos

1816
Guilherme Miller inicia um período de estudo sequencial da Bíblia, começando desde Gênesis até Apocalipse. Ele só prosseguia com o estudo depois de haver compreendido satisfatoriamente cada texto bíblico.

“Reunia-me com eles (Tiago White, José Bates, Estêvão Pierce, Hiram Edson e outros), e estudávamos e orávamos fervorosamente. Muitas vezes ficavamos reunidos até alta noite, e às vezes a noite toda, pedindo luz e estudando a Palavra. Repetidas vezes esses irmãos se reuniram para estudar a Bíblia, a fim de que conhecessem seu sentido e estivessem preparados para ensiná-la com poder.” E. G. White, Mensagens Escolhidas, vol.1, p. 206.

1844-1980
Período de ênfase Bíblico doutrinária

“Os adventistas foram conhecidos, por muitos anos, como “o povo da Bíblia”. Seus fundadores amavam a “verdade”, e eram profundos estudiosos da Palavra de Deus.” Alberto R. Timm, R.A., junho de 2001, p. 14.

1849
J. N. Andrews afirmou que “trocaria mil erros por uma verdade” Citado por E. G. White, Spiritual Gifts, vol. 2, p. 117.

“Não ousaria dizer que poderia repetir todo o Antigo Testamento, mas tenho certeza de que se o Novo Testamento fosse perdido, eu o poderia reproduzir palavra por palavra.” J. N. Andrews, citado por J. O. Corliss, Advent Review and Sabbath Herald, 15 de setembro de 1904, p. 9.

Durante este período, era um sagrado costume adventista fazer o “Ano Bíblico”.

Haroldo P. de Castro Lobo
(1901-1985)
Leu a Bíblia inteira 60 vezes.

“Dirigiu dois concursos nacionais da Bíblia e colaborou nos três concursos internacionais de Israel. Pesquisador da Bíblia, leu-a 60 vezes ao longo dos seus 58 anos de fé adventista.” R.A., janeiro de 1986, p. 23.

“Servir, eis o verbo que mais gostava de usar. Dizia continuamente: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate de muitos.” Idem.

Sérgio Vieira de Araújo
(1888-1980)
Por 116 vezes leu a Bíblia inteira.

“Fiel testemunha da Verdade, leu a Bíblia 116 vezes. Fundou o 1º núcleo da Igreja Adventista em São Luiz do Maranhão” R.A, setembro de 1980, p. 21.

 1958
I Concurso Internacional da Bíblia
Irene Santos
1º lugar na etapa nacional e 3º lugar na final internacional.

15 concorrentes na final mundial, dentre eles 3 adventistas.

“Irene levou para os jornais o nosso nome, demonstrando realmente que somos o povo que mais conhece as Sagradas Escrituras.” Claudio Belz, R.A., novembro de1958, p. 26.

“Provou mais uma vez, que o adventista é capaz de manejar bem a Palavra da Verdade, sem ter de que se envergonhar!” José Alfredo Torres, R.A., janeiro de 1959, p. 27.

“A Bíblia foi minha companheira de todos os momentos. A vitória não foi minha, foi de Deus que me inspirou.” Irene Santos, R.A., novembro de1958, p. 26 e 27.

 1961
II Concurso Internacional da Bíblia
Yolanda Anversa da Silva
1º lugar na etapa nacional e 1º e 2º lugar* na final internacional.

17 concorrentes na final mundial, dentre eles 2 adventistas.

* “Após uma luta renhida pelo desempate entre Dª Yolanda Anversa da Silva (Brasil) e o Rabino Yihya Alsekh (Israel), os juízes deram o 1º lugar ao rabino. Mas a imprensa e o público não aceitando o veredicto do júri, pois Dª Yolanda também respondeu a pergunta do desempate, fizeram uma tão grande propaganda a seu respeito que afinal lhe concederam também a Medalha de Ouro do 1º lugar; assim ela é a única que tem duas medalhas...” Moisés S. Nigri, R.A., janeiro de 1965, p. 30.

“as proezas do povo de Deus são resultado da confiança nEle, e essa confiança é o resultado direto da leitura, da assimilação, da meditação e prática dos ensinos maravilhosos da Santa Palavra de Deus – a Bíblia.” D. Peixoto da Silva, R.A., janeiro de 1962, p. 21.

“Ah! Eu gostaria que todos os que me lêem estivessem comigo na noite de 3 de outubro de 1961! Veriam o interesse, o entusiasmo de uma nação por um concurso sobre a Bíblia.” Yolanda Anversa da Silva, R.A. fevereiro de 1971, p. 18.

“... a pergunta infalível era: Como chegou a esse conhecimento de Bíblia?... Dignos de nota foram os estudos bíblicos que o irmão Haroldo Lobo ministrava a minha família e que me faziam admirar seu profundo conhecimento da Bíblia.” Idem.

“Dizia de mim para mim: A Bíblia é a carta de Deus aos homens. Se eu tenho que ler alguma coisa boa, vou ler a Bíblia e entesourar no coração e na mente seus ensinamentos. Mas como começar? Valeu-me a tabela do então chamado “Ano Bíblico”....Formar este hábito não foi fácil. Quantas coisas aconteceram através desse tempo! Mas a firme vontade de estar apegada à Palavra, foi vencendo.” Ibidem.

 1964
III Concurso Internacional da Bíblia
José Ribamar Pereira de Menezes
1º lugar na etapa nacional e 7º lugar na final internacional.
Jacobo Beredjikuan
1º lugar na etapa nacional da Argentina e entre os 9 na final internacional.
Graham Mitchell
1º lugar na etapa nacional da Austrália e 1º lugar na final internacional.

20 concorrentes na final mundial, dentre eles 3 adventistas.

“somente através da leitura Bíblia podemos perceber o caminho da salvação para a vida eterna.” José Ribamar, R.A., janeiro de 1965, p. 8.

“Jovens, leiam a Bíblia! Examinem a Palavra de Deus! Esquadrinhem o rôlo sagrado! Façam diariamente o Ano Bíblico, não simplesmente por fazer ou ser canditados ao Concurso da Bíblia, mas sim, e principalmente, para encontrar ali os verdadeiros caminhos da vida.” Sérgio Cavalieri Filho, R.A., janeiro de 1965, p. 9.

“O Sr. Mitchell, devoto Adventista do 7º Dia, para quem a Bíblia é a ´inspiração de minha vida` (ele a lê pelo menos 10 minutos cada manhã e 10 minutos cada noite)...” Jerusalém Post, 25 de setembro de 1964.

“Graças ao Senhor pelo Seu povo e a maneira como está procurando levantar bem alto o conhecimento de Sua Palavra; os adventistas estão sendo a cabeça e não a cauda.” Moisés S. Nigri, R.A., janeiro de 1965, p. 32.

“Nesta ocasião (referindo-se ao dia da final) planejou-se outro concurso para 1966, entretanto razões políticas não permitiram mais que o Governo Israelita continuasse lançando as bases.”
E. Köhler, R.A., dezembro de 1971, p. 3.

1966
I Concurso Bíblico Nacional
Promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil

Mariazinha de Almeida

1971
II Concurso Bíblico Nacional
Promovido pela Sociedade Bíblica do Brasil

Gerda de Burgo

“Que muitos jovens, e menos jovens, estudem com entusiasmo para ganhar, não com orgulho e vanglória, mas para o bom nome da Igreja, honra e glória de Deus.” E. Köhler, R.A., dezembro de 1971, p. 4.

1981
IV Concurso Internacional da Bíblia
Francisco Alves de Pontes “Chico Bíblia”
1º lugar na etapa nacional e 2º lugar na final internacional.

37 concorrentes na final mundial, dentre eles 4 adventistas.

“Realmente todos os concursos de âmbito nacional, promovidos pelo Governo de Israel ou pela Sociedade Bíblica do Brasil, foram vencidos pelo ‘povo da Bíblia’.” R.A, setembro de 1981, p. 26.

1973
I Concurso Bíblico Sul-Americano
Promovido pela Divisão Sul-Americana da IASD

1º lugar: Mário Edson Gonzalez – União Sul Brasileira
2º lugar: Enrique Caresani – União Austral
3º lugar: Maria Eugênia Montoya – União Chilena
4º lugar: Benedito da Rocha Filho – União Norte Brasileira
5º lugar: Bernardino Laysa – União Incaica
6º lugar: Jonás Dias Carvalho – União Este Brasileira

Final realizada em 21 de outubro de 1973, em Lima no Peru.

“O conhecimento adquirido por todos os que participaram neste concurso em todos os níveis, a inspiração produzida pelos triunfadores, o interesse despertado no estudo da Bíblia entre a juventude adventista da América do Sul e entre os adultos que se vincularam com este concurso, são valores cujos resultados finais não podem ser calculados todavia. Esperamos que a aplicação ao estudo da Bíblia aumente entre jovens e adultos, com os conseqüentes progressos intelectuais e  espirituais e triunfos pessoais e coletivos para a eternidade.” Hector Peverini, R.A., junho de 1974, p. 33.
“Se a Palavra de Deus fosse estudada como devera ser, os homens teriam uma largueza de espírito, uma nobreza de caráter e firmeza de propósito que raro se vêem nesses tempos.” Caminho a Cristo, p. 89.

2008
II Concurso Bíblico Sul-Americano
Promovido pela Divisão Sul-Americana da IASD
1º lugar: Rodrigo Otávio da Silva Mota – União Este Brasileira
2º lugar: João Daniel Oliveira Vieira – União Central Brasileira
3º lugar: Sandrá Cristó – União Austral

2012
II Concurso Bíblico “AMa à Bíblia”
Promovido pela Associação Maranhense da IASD

Entre para a história você também. Participe!


Fonte: II Concurso Bíblico Sul Americano  /  jovens adventistas ama7
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...