sábado, 19 de janeiro de 2013

Como Liderar Pessoas e Equipes


          Liderar nos dias de hoje não é uma tarefa fácil, lidar com pessoas vai muito mais além que mandar ou obter autoridade para lidera-las, é necessário buscar aperfeiçoamentos e habilidades para que possamos desenvolver essa tarefa de maneira satisfatória.
          O líder atual necessita não só de habilidades técnicas para gerir pessoas e equipes, mais também a capacidade para desenvolver seus liderados, atendendo expectativas pessoais e espirituais, alinhando com os interesses das congregações, missões/associações.
          Lideres; humildes, inspiradores, motivadores, flexíveis, bons comunicadores, gerenciadores de conflitos, planejadores, estrategistas, desenvolvedores e sobre tudo com um testemunho pleno diante de Deus, são as particularidades precisas para uma boa liderança, que deve saber conduzir, orientar e levar os liderados e equipes a desempenharem suas funções e alcançar grandes resultados.
          Em uma pesquisa realizada nas redes sociais, ambientes acadêmicos e profissionais, encontramos um método que as empresas utilizam hoje e vejo ser um método que podemos adota-lo para melhorarmos nossas habilidades em liderar pessoas nas organizações adventistas. Com ele temos oportunidade de potencializar nossas habilidades não somente em gerir mais desenvolver e motivar constantemente nossos liderados. Vejo que se tentarmos implantar algumas dessas ferramentas em nosso dia-a-dia atuaremos com uma visão mais ampla das atividades, onde serão delegadas de maneira a motivar a atingir grandes proezas em curto espaço de tempo, fazendo com que a obra seja desenvolvida com muito mais prazer.

          Algumas dicas para liderar pessoas ou grupo/equipe:

- Orai sem cessar;
- Confie plenamente em Deus;
- Busque sabedoria dos altos céus;
- Interceda individualmente por cada liderado;
- Seja simples, simplifique os processos de trabalho, ouça as opiniões dos liderados;
- Seja realista, encare as coisas de maneira imparcial, e considere todas as alternativas;
- Encare as mudanças como oportunidades, aprendendo a lidar com o novo, estimulando a capacidade de antecipação e preparando sua equipe e liderados;
- Não seja muito formal, alivie as tensões do ambiente de trabalho, faça reuniões e encontros menos formais;
- Elimine as burocracias, avalie tudo o que pode ser melhorado ou eliminado e agilize os processos de decisão;
-Desafie as tradições, descubra por que as coisas funcionam daquela forma na igreja, estimule os liderados a darem sugestões, não tenha medo;
- Motive-os, demonstre como os esforços de cada um estão ajudando a igreja, envie agradecimentos por e-mail para membros e liderados;
- Estimule as ideias, recompense as melhores e aposte em treinamentos contínuos, tanto técnicos como de desenvolvimento humano;
- Arrisque, não tenha medo de errar, dedique-se;
- Execute menos! Delegue, a cada liderado sua responsabilidade e deixe que ele desempenhe a atividade;
- Envolva todos, seja participativo e estimule a participação de todos os envolvidos no processo;
- Seja organizado, faça listas, use agenda, desenvolva planos de ação com objetivos, metas e prazos;
- Tome decisões rápidas, não hesite ao tomar uma decisão, seja rápido e agilize os processos;
- Prime pela qualidade;
- Dê feedback, é de suma importância que os liderados e equipes, tenham ciência dos resultados alcançados, dos pontos fortes e dos pontos a serem melhorados para os próximos desafios;
E por último, mas não menos importante, celebre cada conquista com sua equipe.



Jefferson de M. Santos
Líder e Coordenador Geral JA
Associação Maranhense  
Fonte: IBC - Instituto Brasileiro de Coaching
Adaptações: Jefferson de M. Santos
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