quarta-feira, 13 de junho de 2012

Projeto Vida Por Vidas AMa 2012




VIDA POR VIDAS - O QUE É?
Este é um projeto anual promovido pela Igreja Adventista do 7º Dia. Criada em 2005 e premiada em 2006 pela Organização Mundial de Saúde, a campanha já somou mais de 300 mil doadores em oito países da América do Sul.
O grande objetivo do projeto é conscientizar os cidadãos para o hábito de doar, suprindo assim a demanda dos estoques de sangue nos hospitais e hemocentros. Atingir e envolver a mobilização e a participação de voluntários para a doação de sangue e hemoderivados, em hospitais e hemocentros de oito países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

Missão
Como cristãos estamos sempre dispostos a beneficiar o próximo, pois os valores como solidariedade, esperança e fé, fazem parte do potencial humano, e através do exemplo de Cristo, que se preocupava com cada pessoa, conhecia suas necessidades e sempre procurava minorar suas dores, que encontramos o caminho para nos envolvermos, a fim de que as pessoas que sofrem possam ter uma vida melhor.
  
VIDA POR VIDAS - HISTÓRIA
O Projeto Vida por Vidas foi realizado pela primeira vez no estado do Rio Grande do Sul em abril de 2005. Impactado pelos resultados, parte do estado de São Paulo resolveu apoiar o projeto, realizando a campanha em setembro do mesmo ano. Em uma iniciativa inédita, foram arrecadadas mais de dez mil bolsas de sangue só no primeiro ano.
Com o tema “Ele deu tudo para você doar um pouco” a ideia era comparar o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, comemorado na Páscoa pelos cristãos, doando vida à humanidade, ao ato de doar sangue, salvando vidas; mobilizando assim a sociedade para esta grande ação social.
De lá para cá, muitas cidades, Estados e países foram integrados a campanha, que bateu recordes de captação de doadores. Peças publicitárias de outdoor, veiculação de propagandas em rádio, televisão e jornais, entre outros, passaram a ser utilizadas dando mais visibilidade ao projeto; promovendo também a orientação da população sobre a importância de ser um doador de sangue.

 VIDA POR VIDAS - PORQUE DOAR ?
É um ato bonito, seguro, uma forma rápida de ajudar alguém, e, seu sangue é tão bom, que não deveria guardar só pra você!
Os doadores de sangue são pessoas especiais, movidas pelo desejo de ajudar pessoas que muitas vezes não conhecem. Ao dedicar parte do seu tempo para doar um pouco de seu sangue, o doador ajuda a salvar a vida de até quatro pacientes diferentes.
O sangue é um tecido vivo que, até o momento, não tem substituto e, para algumas pessoas, pode significar a diferença entre a vida e a morte.
Até hoje não foi possível reproduzir, em laboratório, partes fundamentais do sangue, portanto, é necessário que você seja DOADOR.
Existem inúmeras situações que apresentam a necessidade de doações e doadores:
Todas as pessoas que estão passando por tratamentos de saúde, quimioterapia, recuperação cirúrgica, além de acidentados e portadores de algumas doenças do sangue, precisam de doações.
O doador espontâneo geralmente não sabe quem será o receptor do seu sangue, mas sabe que tal atitude é fundamental para salvar vidas.
O doador sabe que um dia poderá também necessitar do sangue de outros.
Precisamos ter na consciência a necessidade de doar sangue. As pessoas conscientes reconhecem sua responsabilidade social, e desenvolvem o hábito de doar regularmente.

VIDA POR VIDAS – PARA SER DOADOR


Condições básicas para ser um doador:
Ter entre 16 e 67 anos de idade (16 e 17 anos com autorização do responsável);
Gozar de boa saúde;
Estar alimentado (não estar em jejum);
Pesar acima de 50 quilos;
Apresentar um documento de identidade com foto;
Ter dormido bem pelo menos 6 horas na noite anterior à doação;
Não ter realizado exercícios físicos antes da doação;
Não ter colocado piercing ou feito tatuagem nos últimos doze meses;
Não fumar 2 horas antes da doação;
Tenha doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher);
Não tenha ingerido bebida alcoólica nas 24 horas que antecedem a doação;
Não ter se exposto a situações de risco que favoreçam a contaminação por doenças transmissíveis (vida sexual promíscua, uso de drogas injetáveis, etc.)
Já tenha se passado 90 dias do parto normal e 180 dias da cesariana ou aborto.

Quem não pode doar:
Gestante;
Quem tenha tido a doença de Chagas ou contato com o inseto barbeiro;
Quem tenha tido malária ou estado em região de malária nos últimos 6 meses;
Quem tenha ou tenha tido hepatite após os 10 anos de idade;
Quem tenha sífilis;
Quem seja Epilético;
Usuário de drogas;
Quem estiver com febre, gripado ou fazendo uso de medicamentos;
Aquela que estiver amamentando, a menos que o parto tenha ocorrido a mais de 12 meses.
 VIDA POR VIDAS - RECONHECIMENTO
O Projeto Vida por Vidas foi reconhecido internacionalmente, como “campanha destaque que incentiva a doação de sangue”, pela Organização Mundial da Saúde – OMS, agência fundada em 7 de abril de 1948 especializada em saúde, e subordinada à Organização das Nações Unidas. A Organização Pan-Americana de Saúde foi a responsável pela indicação do Projeto, e o reconhecimento veio através do Prêmio concedido em 2006 na sede da OMS em Washington.
O Projeto Vida Por Vidas ainda tem apoio da Agência Adventista de Recursos Assistenciais, ADRA, podendo ser um meio potencializado de ajuda em tragédias e momentos difíceis em que a ADRA tem atuado mundialmente. No Brasil, o Vida Por Vidas também tem o reconhecimento do Ministério da Saúde e é acionado em situações inesperadas e adversas.


VIDA POR VIDAS – REGRAS GERAIS
Este projeto não é e nunca foi uma reserva técnica de sangue para a igreja adventista, antes disso um meio de divulgar as atividades sócio missionárias da nossa igreja junto a sociedade.

Como o projeto é de doação voluntária para o hemocentro, isto deve ser divulgado antes de cada data previamente marcada nas regiões.
Deve haver interesse em divulgar através da mídia local (TV’s, jornais, etc). O projeto não é apenas para membros da nossa igreja, pois o evento é da igreja para toda a sociedade.
A Hemomar gentilmente cede 10% dessas doações para a igreja adventista como um todo, ou seja, para membros da igreja e não para parentes. Devido a solicitações em demasia e outras situações equivocadas, estas liberações foram interrompidas temporariamente.
Para padronizar estas solicitações, o membro deve comunicar a necessidade ao pastor distrital que deverá entrar em contato com os anciões de seu distrito com o propósito de localizar os doadores já existentes na igreja (isto para situações de cirurgias a serem realizadas, ou outros casos urgentes). Os casos com risco de morte iminente (ou seja, emergentes) serão encaminhados para a associação para que seja feita a liberação.
Os membros devem ser orientados a fazerem doações voluntárias ao projeto inclusive na ausência de datas especiais e até mesmo durante a semana, lembrando sempre de mencionar o nome do projeto ao fazer a doação - Vida por Vidas. Eles também serão contabilizados.



DÚVIDAS GERAIS E CONTATO SOBRE O PROJETO
DANIEL – Associado Universitários - AMA
(98) 8807-0405
danorion777@hotmail.com

 FONTE:
HEMOMAR
www.vidaporvidas.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...