quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Como dobrar bandeiras


O civismo faz parte do programa do Clube de Desbravadores. Domingo após domingo, muitos clubes fazem na abertura da reunião o hasteamento das bandeiras. Até aí tudo bem, mas quando termina temos que dobrar as bandeiras.

Será que existe uma maneira correta de se dobrar? Afinal, cada clube dobra de um jeito diferente mesmo! Mas como bandeiras fazem parte de um cerimonial nacional, as Forças Armadas regulamentaram a maneira correta de se dobrar. Parece frescura, mas já que existe uma norma para isso, que tal nos esforçarmos para fazer o correto?! Somos o povo da verdade e temos que fazer tudo o mais certo possível!

Então para não ter mais erro, vamos à "técnica", hehe:
Primeiro segure a bandeira com o avesso para cima. Em seguida, dobre a bandeira ao meio, de forma que a parte inferior da bandeira fique por cima. Depois dobre ao meio novamente, agora a parte superior da bandeira ficará por cima. Agora vem a parte mais chata, essa parte de cima não pode mais ser sobreposta e ela deve ser dobrada em três, então fazemos a dobradura por baixo.

Difícil? Só escrevendo assim é meio difícil de entender mesmo, mas é só seguir o exemplo do gif abaixo:

Daí vocês usam o mesmo esquema para dobrar as demais bandeiras. Aqui está o link do manual do cerimonial da Marinha para conferência.

Cerimonial da Marinha Brasileira

Fonte: Cantinho da Unidade
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...