quarta-feira, 26 de junho de 2013

SAÚDE MENTAL, Espiritualidade “Antiestresse”

Os cuidados para se ter uma vida mentalmente saudável.

Em meio à correria do dia a dia e mudanças nas configurações sociais observo que duas (entre tantas outras) coisas têm crescido nas últimas décadas – o índice de pessoas sofrendo com stress e o número de igrejas “por metro quadrado”. Você também tem essa percepção?

Existe uma interessante relação entre espiritualidade e estresse. Não quero, aqui, dizer que o aumento do número de igrejas se deve ao aumento do índice de pessoas sofrendo com stress ou vice-versa, até porque não realizei nenhum tipo de estudo científico para dar suporte a essa ideia. O que quero dizer é que os campos da saúde mental e da saúde espiritual se comunicam e se relacionam, e que precisamos cuidar de ambos.

Elizabeth Scott, psicóloga e escritora, aponta alguns benefícios da espiritualidade no manejo do stress. Entre os benefícios citados por Elizabeth estão: a religião e a espiritualidade produzem bem-estar, a religião e/ou a espiritualidade atendem a necessidades como o apoio de um poder superior e o apoio social de pessoas da comunidade religiosa. Além disso, através da religião podemos desenvolver novas formas de compreender as dificuldades e os desafios que enfrentamos no dia a dia e pessoas religiosas usam menos serviços médicos e vivem mais. Outro benefício são práticas religiosas, como oração e meditação, que ajudam a reduzir o stress, aumentam a sensação de bem-estar, diminuem a dor física, reduzem sintomas de depressão e ansiedade, entre outros. E todos esses benefícios são gratuitos.

II ACAMPJA UNB 2013 ALÉM DOS LIMITES


II ACAMPJA UNB 2013 ALÉM DOS LIMITES

Faltam somente 3 dias para o pagamento da primeira etapa de inscrições com 100% das pontuações (28/06/2013).

Ainda tenho muitas Sociedade com dúvidas quanto a idade máxima para inscrição.

ATENÇÃO Sociedades - devem ser inscritos todos os jovens regulares (16 a 35 anos), Honorários Acima de 36 Anos e Equipe de Apoio (1 Ancião, 1 Prof. de Saúde, 1 Segurança e Cozinheiro).

Acesse a Secretaria on-line para Realizar Sua Inscrição clicando aqui.

Um Abraço

Jefferson Santos 
Coordenador Geral de Jovens AMa
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...