segunda-feira, 21 de novembro de 2011

História da Bíblia

Origens

Grego, hebraico e aramaico foram os idiomas utilizados para escrever os originais das Escrituras Sagradas. O Antigo Testamento foi escrito em hebraico. Apenas alguns poucos textos foram escritos em aramaico. O Novo Testamento foi escrito originalmente em grego, que era a língua mais utilizada na época.

Os originais da Bíblia são a base para a elaboração de uma tradução confiável das Escrituras. Porém, não existe nenhuma versão original de manuscrito da Bíblia, mas sim cópias de cópias de cópias. Todos os autógrafos, isto é, os livros originais, como foram escritos pelos seus autores, se perderam. As edições do Antigo Testamento hebraico e do Novo Testamento grego se baseiam nas melhores e mais antigas cópias que existem e que foram encontradas graças às descobertas arqueológicas.

Para a tradução do Antigo Testamento, a Comissão de Tradução da SBB usa a Bíblia Stuttgartensia, publicada pela Sociedade Bíblica Alemã. Já para o Novo Testamento é utilizado The Greek New Testament, editado pelas Sociedades Bíblicas Unidas. Essas são as melhores edições dos textos hebraicos e gregos que existem hoje, disponíveis para tradutores.

Pr. Gilson Araújo de Almeida, escreveu a Bíblia à punho



Quando me tornei adventista em 1971, aos 21 anos de idade, senti de imediato um desejo ardente de copiar o Novo Testamento.

Pensei e logo me pus à ação. Em dois anos, isto é de 71 a 73 conclui com alegria o Projeto.
Passaram mais 4 anos e em 1977 (aos 27 anos) lancei-me a copiar o Antigo Testamento que fiz em apenas  01 ano e cinco meses.





Para mim foi uma emoção muito grande. A cada dia me punha a escrever. Nunca houve um momento para me sentir desanimado, entediado, pelo contrário, sentia uma alegria indizível.

Não fiz nenhuma estatística quando copiei o Novo testamento em 71, mas ao começar em 1977 a cópia do Antigo Testamento resolvi fazer anotações do tempo e materiais gastos.

Assim anotei:
21 canetas gastas
645 folhas de papel ofício.
785 horas gastas, que se computasse 8 horas diárias, teria levado 98 dias e 1 hora.



Como doara o Novo Testamento de 1971, resolvi em 1996 copiá-lo novamente. Desta feita levei 5 anos, pois como pastor, já não dispunha mais de tanto tempo.

“Quanto amo a Tua lei.( Palavra)”

Meu desejo ardente é ver o Jovem Adventista totalmente dedicado à Palavra de Deus, fazendo dela o guia seguro de sua vida.
 Pr. Gilson Araújo de Almeida

Fonte: portaladventista.org
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...