quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

“Só Para Jovens”

Uma ótima dica de leitura para jovens e adultos (apesar no nome) é o livro “Só Para Jovens”. Ele é uma compilação, na qual foram selecionadas seis seções do livro Mensagens aos Jovens, de Ellen G. White.
Se você não tem costume de ler e estudar os escritos do Epírito de Profecia, este livro é uma boa forma de começar a desenvolver esse interesse! Sua leitura nos permite quebrar muitos mitos que giram em torno dos livros de Ellen White, como por exemplo, pensar que esses livros só contém assuntos chatos e linguagem cansativa.
A leitura deste livro é um dos requisitos do cartão de Medalha de Dedicação. Além de nos esclarecer vários assuntos temáticos relacionados para os jovens.
Deus o abençoe nesta leitura.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

O Cristão e as Novelas


De vez em quando, assisto a uma novelinha em casa. Todavia, percebo que há alguns irmãos na igreja que me recriminam e até me criticam por isso, e me dizem que a novela destrói a família cristã e seus valores. Será que estou errada? Será que estou pecando por isso? Ajude-me.

Vou lhe apresentar quatro razões bíblicas para um cristão jamais desperdiçar seu precioso tempo e até colocar em dúvida os padrões morais e espirituais de Deus para a família e os relacionamentos cristãos, assistindo a telenovelas e filmes, sejam nacionais ou não:

1) As novelas corrompem a imaginação de quem as vê.

A grande batalha de Satanás agora é pelo terreno da mente humana, especialmente pelo controle da mente dos juvenis e jovens. Como cristãos, deveríamos evitar tudo aquilo que tem contribuído para a degeneração e corrupção da nossa mente.

O que dizer do sensualismo fora de contexto, do chamado “amor livre’; do sexo sem compromisso, das inúmeras traições nos triângulos amorosos que filmes e especialmente as novelas “pregam” todos os dias em milhões de lares? Não se esqueça de que somos transformados diariamente por aquilo que contemplamos.

2) A maioria dos autores de novelas e filmes tem o espiritismo como filosofia espiritual de vida.

Não podemos nos “alimentar” dessas fontes de cisternas rotas. A Palavra de Deus deve ser nossa única regra de fé e de prática diária. Há muita gente boa, nas nossas fileiras, que está sendo consumida diariamente pelas vãs filosofias do espiritismo chamado “moderno”; não apenas nas telenovelas e filmes, que trazem em suas apresentações as mais distintas formas do “antigo” engano do Éden.

A velha serpente continua dizendo em sua interminável sessão mediúnica: “É certo que não morrereis” (Gn 3:4). Cuidemos porque hoje em dia é “chique” ser espírita, e lembremo-nos de que os princípios de Deus continuam sendo imutáveis, O espiritismo será o grande engodo de Satanás no “tempo do fim”.

3) O espiritismo será a última investida de Satanás contra os filhos de Deus espalhados por toda a Terra, antes da volta de Jesus.

O espiritismo tem crescido em proporções alarmantes ao redor do mundo. Além das novelas e filmes, há dezenas de “escritores” na atualidade que estão tendo um sucesso internacional bombástico. Há milhares de livros no setor de “auto-ajuda”. A grande pregação dessa literatura é que você pode tudo, o que falta é só você descobrir a força que há dentro de você e aprender a usá-la a seu favor.

Ao contrário do que prega esse setor “literário”, Jesus disse categoricamente: “Sem Mim nada podeis fazer” (Jo 15:5). Algum tempo depois o apóstolo Paulo focaliza o mesmo princípio dizendo: “Tudo posso nAquele que me fortalece” (Fp 4:13). Nossa suficiência é Cristo, o resto é palha.

4) O exemplo de vida da maioria dos “astros e estrelas” das novelas e filmes é pouco recomendável.

Há uma verdadeira idolatria por parte de milhares de adolescentes, jovens e adultos quando o tema é “astros e estrelas” de novelas e filmes. Que lástima ver pessoas iludidas com banalidades como essa! Os “astros e estrelas” definitivamente não são um exemplo de vida, especialmente quando o assunto é relacionamento com o sexo oposto ou, pior do que isso, relacionamento com pessoas do mesmo sexo.

A Bíblia diz: “Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis” (Mt 7:20). Nosso verdadeiro astro e nossa única estrela é Cristo. Ele disse: “Eu sou a luz do mundo; quem Me segue não andará nas trevas, pelo contrário, terá a luz da vida” (Jo 8:12). A analogia de Jesus é perfeita! O que o Sol é para o mundo físico, Jesus é para o mundo espiritual.

Pastor Otimar Gonçalves - Revista Adventista, JUNHO 2007.

Fonte: Sétimo Dia

Convenção do Ministério Jovem


Algumas orientação sobre a convenção do Ministério Jovem

Convenção J.A., Musica e Universitários e 2º Treinamento de Recreação e Hora Social
Data  – 20 a 22 de janeiro
Local - CALT 1 (Trazer colchonete pois o pouso será no CASL ou no Colégio Adventista da COHAB)
Publico – Diretoria J.A., Coordenadores de GAJA, Diretores de Musica, Sonoplastas, Coordenadores Universitários e Anciãos de Área.
Vagas - 1000

Convenção de AVENTUREIROS
Data  – 20 a 22 de janeiro
Local - CALT 2 (Trazer barraca e material de acampamento)
Publico – Diretoria AVT, Conselheiros AVT e Anciãos de Área.
Vagas - 300

Convenção de DESBRAVADORES
Data  – 27 a 29 de janeiro
Local - CALT 2 (Trazer barraca e material de acampamento)
Publico – Diretoria DBV, Conselheiros DBV e Anciãos de Área.
Vagas - 800

Valor da inscrição R$ 37,00 (trinta e sete reais) inclui a alimentação do jantar de sexta ao desjejum de domingo.
Inscrições a partir de 05 de dezembro de 2011 até dia 13 de janeiro de 2012.
Esse sera o melhor meio de treinamento do Ministério Jovem.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Queixas de um Jovem


Se você, papai e mamãe, pudessem enxergar-me agora…
Arrepender-se-iam, amargamente, por me haverem dado tudo, sem exigir-me nada,
Fazendo-me pensar que tudo no mundo era meu…
Chorariam, desoladamente,
Por haverem rido cada vez que eu disse um “palavrão”,
Fazendo-me pensar que “eu era muito esperto”.
Clamariam, sem resultado, e tarde demais, por não me haverem dado “nenhuma orientação moral”
Deixando que só, na minha juventude, eu escolhesse o caminho a seguir…

Experimentariam um profundo senso de culpa,
Porque não tiveram a coragem de dizer-me, no momento certo,
“não faça isso”, alegando que eu ficaria “complexado”…
Perceberiam o grande erro que cometeram,
Toda vez que juntaram meus brinquedos e roupas que joguei no chão,
Fazendo-me pensar que “todos deveriam correr para mim…”

Teriam imenso pesar, por me haverem deixado contaminar o espírito com leitura de “revistinhas, maus livros”, programas nocivos de televisão e certos filmes…

Sentiriam o mal que me causaram, quando “discutiam diante de mim”
Fazendo “desmoronar o respeito e o amor que eu lhes dedicava…”

Veriam que a vida não é só matéria.
Dando-me todo “dinheiro que eu pedia”
Concluiriam que, jamais, deveriam
Ter satisfeito “todos os meus desejos”
Temendo que eu ficasse “frustrado…”

Saberiam que os vizinhos, professores e demais pessoas
“não me perseguiram” mas estavam com a razão  quando queriam ajudar-me….

Agora que me sinto perdido, e com a minha vida inutilizada,
Que resposta terei de vocês, Meus pais? Meus professores?  meus colegas? e meus amigos?
Que aplaudiram o meu erro, que não me corrigiram no momento certo,
Por comodismo, indiferença, ou por mimo em excesso?!

Por que não me ajudaram quando puderam? Por quê?
HOJE É TARDE DEMAIS!
Nem eu, nem você podemos mudar a situação ou
Fazer o tempo retroceder…
Mas, por favor, eu lhes peço apenas isto:
AJUDEM OUTRAS CRIANÇAS E JOVENS que passarem em meu caminho.
Dêem-lhes amor. Mas tratem com energia também.
Não os deixem perderem-se.
Salvem suas vidas!
Salvem o mundo!!

(Autora: Maria Aldina Silveira Furtado)

Fonte: Novo Tempo/Amilton Menezes

domingo, 4 de dezembro de 2011

Dos Tempos Mais Remotos – Um Documento – A Bíblia


Como criaturas limitadas, projetadas na eternidade, quem nos poderia ensinar sobre nossa origem e destino? Quem nos dirá de onde viemos e para onde vamos? Quem nos dará a chave dos mistérios inexplicáveis? Quem nos ajudará na resolução de nossos problemas? Para além do conhecido, quem nos revelará o desconhecido?

O mal, o sofrimento, a morte nos dominam, quem nos livrará dessas coisas?

Todas estas questões permaneceriam sem resposta se não tivéssemos um livro; a Bíblia, a Palavra de Deus. Este livro que nos vem de eras remotas é um documento único. Moisés começou a escrevê-lo no tempo dos Faraós e João, o evangelista, encerrou quinze séculos mais tarde, ao escrever o Apocalipse.

Sábios têm colaborado na sua redação, profetas, reis, pastores, artesãos, funcionários, pescadores, um médico e um fabricante de tendas.

Será um livro heteróclito, que não segue uma ordem de pensamentos e de assuntos?

Não!

A Bíblia composta de 66 livros é por excelência o livro da coordenação e da harmonia. Um pensamento central o envolve e permeia suas páginas. Por seu intermédio Deus se revela ao homem, almejando que este se volte para Ele. Onde a ciência ainda interroga, onde a filosofia refuta, a Bíblia afirma. Por meio dela Deus fala aos homens numa linguagem humana e clara, compreensível e sem equívoco.

A Bíblia nos diz quem é Deus, quais são Seus atributos, o que Ele fez e o que Ele tem intenção de fazer. Toda a história passada, presente e futura do homem é ali traçada.

A Bíblia é a lâmpada que esclarece, O guia que conduz, O espelho que revela, O orvalho que fecunda, O pão que alimenta.

Pedro Apolinário, História do Texto Bíblico, Capítulo 1.


Equipe II Concurso AMa Bíblia 2012

sábado, 3 de dezembro de 2011

CANDIDATO DA ASSOCIAÇÃO BAIXO AMAZONAS PARTICIPA FINAL DO CONCURSO BOM DE BÍBLIA


[Belém, PA] Amanhã, dia 03 de dezembro de 2011, a final do IV Concurso Bom de Bíblia para Universitário vai ser transmitida ao vivo na Novo Tempo e no Canal Executivo, diretamente do Peru. No Brasil a transmissão é as 18h (horário de Brasília). A fase final corresponde a nona etapa do concurso. Na ocasião, o jovem Wander Murilo, candidato da Associação Baixo Amazonas que freqüenta a Igreja Adventista Central de Belém, vai representar a União Norte Brasileira. 

Confira mais detalhes sobre o concurso no site www.bomdebiblia.com.br.

FONTE: Notícias ABA

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

CONCURSO SUL-AMERICANO SOBRE A BÍBLIA SÓ PARA UNIVERSITÁRIOS


Há quatro anos, os adventistas sul-americanos voltaram a um velho hábito: promover um grande concurso sobre conhecimentos bíblicos. O chamado Bom de Bíblia é realizado pelo Ministério Jovem da Igreja Adventista para oito países e, em 2011, tem um diferencial: será voltado exclusivamente aos universitários.

FINALISTAS
Da esqueda para a direita :
UE – Elías Yanchapaxi, UCH – Nicolas Oyarzún, UB – Vany Meza Carrasco, UA – WalterCamargo,  UCB – Leonardo de Oliveira, UNEB -Samuel Barbosa e UEB – Jandaira Linhares
A Final será transmitida ao vivo, sábado, 3 de dezembro às 18h com reprise às 20h, pelo Canal Executivo da TV Novo Tempo. "CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR ON-LINE"




Músicas CD JA 2012, A Grande Esperança

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

1ª Formatura dos alunos da AFLAMA, JA, DBV e AVT

1ª Formatura dos alunos da Academia de Formação de Líderes da Associação Maranhense.
Durante um anos jovens de todas as idades, moças e rapazes lutaram, batalharam, se motivaram, mais valeu a pena.
Muitos foram chamados e poucos os escolhidos.
Quando: 11 de Dezembro de 2011
Que horas: 19h30min
Quais áreas: JA, DBV e AVT
Onde: Calt I
Você que deseja estudar e se preparar para desenvolver uma liderança devidamente preparada, prepare-se, em breve estarão abertas as inscrições para AFLAMA 2012.



...Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Divisão da Bíblia em Capítulos e Versículos – Pontuação


A afirmação de que a Bíblia escrita nas línguas originais, não se apresentava dividida em capítulos e versículos é um ponto pacífico entre os estudiosos das Escrituras.

A primeira divisão conhecida para o texto hebraico são as seções conhecidas como sedarins. Para que nas sinagogas, em um período de três anos, se lesse todo o Pentateuco, este foi dividido em 167 sedarins.

Nos primeiros séculos o Novo Testamento estava dividido em três partes: os Evangelhos, as epístolas e os Atos, e a Revelação.

No terceiro século os Evangelhos foram divididos em duas espécies de capítulos: os maiores eram chamados “tíltloi” ou resumos; e os menores “kefálaia”, ou capítulos. Estas foram primitivamente introduzidas por Amônio, por isso são chamadas divisões amonianas.

Divisão  Eusebiana

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...