segunda-feira, 7 de julho de 2014

Sermão Dia Mundial do Jovem Adventista – 2014

VOCÊ TEM SEDE DE QUÊ?

“Verão de 2015. As filas para pegar água se espalham por vários bairros. Famílias carregam baldes e aguardam a chegada dos caminhões-pipa. Nos canos e nas torneiras, nem uma gota. O rodízio no abastecimento força lugares com grandes aglomerações, como shopping centers e faculdades, a fechar. As chuvas abundantes da estação não vieram, as obras em andamento tardarão a ter efeito e o desperdício continuou alto. Por isso, São Paulo e várias cidades vizinhas, que formam a maior região metropolitana do país, entram na mais grave crise de falta d’água da história.
A cena não é um pesadelo distante. Trata-se de um cenário pessimista, mas possível, para o que ocorrerá a partir de novembro. Moradores de São Paulo sentem, hoje, o que já sofreram em anos anteriores cidadãos castigados pela seca em Estados tão distantes quanto Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pernambuco. A mistura de falta de planejamento, administração ruim, eventos climáticos extremos e consumo excessivo ameaça o fornecimento de água em cidades pelo Brasil todo.” www.epoca.globo.com

Você, jovem, já imaginou sentir tanta sede e não ter como saciá-la? Não me refiro ao líquido tão importante para a manutenção da vida física. Refiro-me ao que os jovens estão fazendo para mitigar a sede íntima, inerente ao ser humano.
João 4 descreve o dramático encontro entre Jesus e uma jovem senhora que estava à procura de realização fora dos parâmetros sociais e religiosos de sua cultura. Jesus passou por alto as barreiras sociais e raciais que O separavam da mulher samaritana, e identificou sua sede insatisfeita, que a conduzira de um caso amoroso a outro. Sem condená-la, o Senhor reconheceu que os anseios da mulher eram legítimos, ainda que até então mal encaminhados. Ela necessitava saciar sua sede, e Ele o sabia.
Foi em virtude disso, Jesus lhe fez a surpreendente promessa de que Ele era capaz de satisfazer a sede interior de qualquer pessoa, em qualquer cultura ou oportunidade, desde que o sedento bebesse o que Ele tinha para oferecer. Quando ela expressou o anelo de receber aquilo que lhe aplacaria a sede, Ele revelou quão bem conhecia a insatisfação daquela vida. Disse-lhe também que era o Messias prometido: “Sou Eu, Aquele que fala contigo” (João 4:26).
No momento em que creu, a vida da mulher foi radicalmente modificada.
Você, jovem, tem sede de quê? AMOR? SEGURANÇA? RECONHECIMENTO? LIBERTAÇÃO DA CULPA? NECESSIDADE DE NOVAS EXPERIÊNCIAS? INTEGRAÇÃO INTELECTUAL? PROPÓSITO? PODER?





OITO TIPOS DE SEDE HUMANA
Na qualidade de jovem adventista do sétimo dia, que espécie de sede você sente? 
De que modo a fé em Jesus Cristo poderia saciar essa sede de modo a fazer sentido em sua vida?
Porventura seus colegas de faculdade ou seus amigos são atraídos por aquilo que veem em sua vida?
Talvez você possa considerar como úteis as seguintes questões, ao analisar de que modo você e outros se relacionam com as seguintes espécies de sede mencionadas.
1. AMOR. Você desfruta de relacionamentos em que o compromisso é incondicional e permanente? Muitas vezes as relações envolvem atitudes e ações que dizem: “Cuidarei de você se...” ou “Interesso-me por você porque...” em vez de “Tenho interesse em você, e ponto final...”
2. SEGURANÇA. O que você possui, que não lhe pode ser tomado? Quanto maior o risco, mais vulnerável é você. A segurança exige proteção.
3. RECONHECIMENTO. Quem reconhece você e suas realizações, e qual é a base para tal apreciação? Porventura, o reconhecimento tem feito com que você sinta que é capaz de significar uma grande diferença na vida das pessoas? Como você se sente em relação àquilo que tem feito para obter reconhecimento?
4. LIBERTAÇÃO DA CULPA. De que modo você lida com os fracassos em praticar o que é certo? De que forma você consegue viver em paz com o passado, de tal modo que não reprima o erro, mas se permita viver livre e criativamente no presente, assim prosseguindo rumo ao futuro? Como você se relaciona com aqueles a quem prejudicou? 
5. NECESSIDADE DE NOVAS EXPERIÊNCIAS. Sua vida se encontra em crescimento e expansão? Em quais áreas você está apenas sobrevivendo? A rotina pode ser destrutiva caso não conduza à satisfação ou a novas descobertas. Você aprende e se torna mais sensível quando necessita enfrentar dor e sofrimento? Você se sente mais vinculado(a) à vida do que há cinco anos?
6. INTEGRAÇÃO INTELECTUAL. Qual é a sua visão do mundo? Você procura reunir tudo aquilo que conhece num campo unificado de compreensão, que faz sentido? Você acredita que as questões e problemas presentes em sua forma de pensar poderão contribuir para novas compreensões mediante estudo adicional? Você procurou examinar honestamente várias formas de ver o mundo, de modo a descobrir qual delas satisfaz mais plenamente a sua compreensão do mundo, tanto físico quanto metafísico?
7. PROPÓSITO. O que você gostaria de produzir na vida? Seria capaz de morrer em favor de alguma causa? Qual? Alguém disse que a pessoa ainda não viveu realmente se não descobriu algo em favor do que seria capaz de dar a vida.
8. PODER. A que fontes de poder, fora de você, tem recorrido a fim de tornar-se mais do que você é hoje? Existe um vácuo de poder entre aquilo que as pessoas gostariam de ser e aquilo que hoje efetivamente são. Você gostaria de influenciar outros? Que princípios norteiam a forma como você utiliza a influência e o poder?
ODRES NOVOS
“E ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho romperá os odres; e tanto se perde o vinho como os odres. Mas põe-se vinho novo em odres novos.” Marcos 2:22
Jesus declarou que poderia saciar a mais profunda sede da pessoa que bebesse aquilo que Ele oferecia. Jesus utilizou a metáfora da água e do vinho para ilustrar o que Ele oferece: o Espírito Santo opera no crente com poder e produz nova vida, e Sua morte é capaz de perdoar e purificar todos aqueles que vêm a Ele e confessam suas necessidades.
Ele falou, porém, de uma tensão que se cria entre vinho novo e odres velhos. Vinho novo é o símbolo da nova vida que Ele oferece aos crentes. Os odres velhos representam os antigos padrões, tanto em sua vida particular quanto em seu relacionamento com a comunidade secular e espiritual.
George Webber, autor de The Congregation in Mission, escreveu: “Nenhum relacionamento de amor se desenvolverá, se não existirem estruturas sobre as quais ele possa crescer”. O padrão dos seres humanos, tanto na sociedade quanto na igreja, é construir estruturas decadentes, as quais refletem o egoísmo de nossas naturezas pecaminosas. Mas o novo vinho que Cristo oferece é o amor serviçal, e devemos medir continuamente a efetividade de nossas estruturas sociais cristãs a partir do amor que nutrimos uns pelos outros.
“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” João 15:12
Uma pergunta significativa para o jovem cristão é: Que espécie de odre é mais compatível com o evangelho em seu ambiente? Muitas estruturas são apropriadas. A Igreja hoje oferece projetos onde o seu grupo pode participar de modo efetivo: Missão Calebe, Projeto Vida por Vidas, Um Ano em Missão, Voluntariado Adventista, Pequeno Grupo Universitário, etc.
Eles poderão habilitar você a descobrir agora aquilo que os cristãos têm aprendido ao redor do mundo e ao longo da história – que Jesus Cristo Se encontra presente a fim de capacitar Seu povo a viver de forma prática o Seu amor em meio a pessoas sedentas da água e do vinho que Ele, por Sua morte, Se habilitou a oferecer.
“Nisto conhecerão os homens que sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” João 13:35
Sermão baseado em artigo do Pr. Paul Jensen escrito para a Revista Diálogo 

Ministério Jovem da União Central Brasileira


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...