quinta-feira, 5 de janeiro de 2012
Como dobrar bandeiras
O civismo faz parte do programa do Clube de Desbravadores. Domingo após domingo, muitos clubes fazem na abertura da reunião o hasteamento das bandeiras. Até aí tudo bem, mas quando termina temos que dobrar as bandeiras.
Será que existe uma maneira correta de se dobrar? Afinal, cada clube dobra de um jeito diferente mesmo! Mas como bandeiras fazem parte de um cerimonial nacional, as Forças Armadas regulamentaram a maneira correta de se dobrar. Parece frescura, mas já que existe uma norma para isso, que tal nos esforçarmos para fazer o correto?! Somos o povo da verdade e temos que fazer tudo o mais certo possível!
Então para não ter mais erro, vamos à "técnica", hehe:
Primeiro segure a bandeira com o avesso para cima. Em seguida, dobre a bandeira ao meio, de forma que a parte inferior da bandeira fique por cima. Depois dobre ao meio novamente, agora a parte superior da bandeira ficará por cima. Agora vem a parte mais chata, essa parte de cima não pode mais ser sobreposta e ela deve ser dobrada em três, então fazemos a dobradura por baixo.
Difícil? Só escrevendo assim é meio difícil de entender mesmo, mas é só seguir o exemplo do gif abaixo:
Daí vocês usam o mesmo esquema para dobrar as demais bandeiras. Aqui está o link do manual do cerimonial da Marinha para conferência.
Cerimonial da Marinha Brasileira
Fonte: Cantinho da Unidade
quarta-feira, 4 de janeiro de 2012
A Reforma Espiritual e a Missão
A palavra de Deus é clara ao afirmar que o objetivo da comunhão é o cumprimento da Missão. Jesus disse em Lucas 4:18 ao ler o livro do profeta Isaías assim: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar…”.
Observe que Jesus apresenta uma sequencia lógica, pois primeiro deve acontecer um reavivamento e uma reforma na vida do crente para depois realizar o evangelismo com sucesso. No Antigo Testamento, vemos a história de Moisés. Primeiramente, Deus o tirou do Egito, depois, levou para o deserto, em seguida teve um encontro com ele na sarça ardente. Somente de depois desse poderoso encontro é que Moises foi usado com poder para libertar o povo da escravidão. Depois, a missão era conduzir o de Israel até a terra prometida, nesse êxodo pelo deserto, Deus continuou fazendo a obra em e através de Moisés. Assim foi na vida dos mensageiros de Deus no passado.
Quando os discípulos foram chamados passaram mais de três anos em comunhão com Jesus e, claro que durante esse período, eles participaram ativamente da missão, porém faltava uma reforma completa para que recebessem a plenitude do poder e finalmente alcançar os propósitos de Deus. Foi somente depois da morte de Jesus, reunidos naquele cenáculo, que eles experimentaram o verdadeiro reavivamento e a verdadeira reforma. Em atos 2, vemos o resultado, já que milhares de pessoas aceitaram a palavra e foram batizadas. Atos 2:37-41.
Nosso Senhor deseja fazer uma obra em nós e através de nós. Em Isaías 58:12, lemos que edificar as ruínas, levantar os fundamentos, reparar as brechas e restaurar veredas, faz parte da Missão de Deus em nós e através de nós. Em outras palavras, não se pode dar aquilo que não se tem. Cada servo de Deus precisa estar abastecido do poder do Espírito Santo para depois pregar a mensagem e cumprir a missão.
“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”. Atos 1:8. Aqui está o segredo para unir comunhão, reavivamento, reforma, com a Missão Evangélica.
Os discípulos oraram com intenso fervor para serem habilitados a se aproximar dos homens, e em seu trato diário, falar palavras que levassem os pecadores a Cristo. Pondo de parte todas as divergências, todo o desejo de supremacia, uniram-se em íntima comunhão cristã. Aproximaram-se mais e mais de Deus, e fazendo isto sentiram que era um privilégio o ser-lhes dado associar-se tão intimamente com Cristo. A tristeza lhes inundava o coração ao se lembrarem de quantas vezes O haviam mortificado por terem sido tardos de compreensão, falhos em entender as lições que, para seu bem, estivera buscando ensinar-lhes.
Esses dias de preparo foram de profundo exame de coração. Os discípulos sentiram sua necessidade espiritual e suplicaram do Senhor a santa unção que os devia capacitar para o trabalho de salvar almas. Não suplicaram essas bênçãos apenas para si. Sentiam a responsabilidade que lhes cabia nessa obra de salvação de almas. Compreendiam que o evangelho devia ser proclamado ao mundo, e reclamavam o poder que Cristo prometera. Atos dos Apóstolos, página 37, de Ellen White.
A igreja primitiva viveu essa maravilhosa experiência, a igreja Adventista começou exatamente assim, com reavivamento, reforma e evangelismo. O crescimento era impressionante, todos os pastores eram evangelistas, os membros tinham aquele fervor da primitiva igreja. Com o passar do tempo, muitos entraram na zona de conforto, deixaram a comunhão e a missão, o foco estava em outra direção. Com nosso Deus é maravilhoso, Ele está agora conclamando seu povo a voltar as origens, assim como Abraão, Isaque, Jacó, Elias e outros, devemos ajustar o foco da comunhão e da missão.
Por isso eu sempre digo: “Não basta ser adventista, tem que ser evangelista!”
Fonte: Reavivamento e Reforma
Marcadores:
REAVIVAMENTO e REFORMA
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Unknown
Operação Chuva Global de 4 a 14 de janeiro de 2012
“Imagine milhões de pessoas em todo mundo orando juntas pelo derramamento do Espírito Santo. Esse é o objetivo de uma campanha de oração lançada pela Igreja Adventista em todo mundo que, em 10 dias, reunirá pessoas de vários países para orarem juntas.
Na internet, a campanha está sendo promovida pelo site reavivamentoereforma.com e pela página facebook.com/ igrejaadventistadosetimodia. A Rádio e TV Novo Tempo também estarão incentivando diariamente as pessoas a orar e passarem mais tempo com Deus estudando a Bíblia.
Quem acessa a internet poderá assistir e fazer download de vídeos abordando o tema do dia.
Para cada dia haverá um motivo especial de oração:
04/01 – Intercessão pelo derramamento do Espírito Santo – Hebreus 10:22
05/01 – Entrega pessoal – Tiago 1:6
06/01 – Arrependimento sincero – Daniel 9:4-6
07/01 – Confissão – I João 1:9
08/01 – Amor pelos perdidos – João 17:20 e 21
09/01 – Exame pessoal – problemas com familiares ou membros da igreja – Salmos 51
10/01 – Ajuda financeira para a obra de Deus – Filipenses 2:5-9
11/01 – Obediência – maturidade em Cristo – Romanos 12:1 e 2
12/01 – Ação de graças – cura dos doentes – Filipenses 4:4-6
13/01 – Testemunho apaixonado – missão para o mundo – Romanos 1:16 e 17
Veja algumas dicas:
Peça a Deus para preparar o seu coração para essa experiência de 10 dias de oração.
Forme um grupo de oração. Convide uma ou mais pessoas para acompanhá-lo, ou peça ao pastor de sua igreja para divulgar essa atividade para toda a igreja.
Escolha um horário conveniente para que as pessoas que você convidou possam participar com você.
Separem uma hora por dia para orar, se possível.
Comecem e terminem o momento de oração em grupo com louvores e agradecimentos.
Façam orações de frases curtas para que cada pessoa possa orar mais de uma vez e para permitir ao Espírito Santo impressioná-lo como orar.
Passem mais tempo efetivamente orando em grupo do que apresentando pedidos de oração.
Separe tempo pessoal, particular com Deus, além do tempo de oração em grupo.
Pense em adotar algum tipo de jejum, como o de TV, música secular, filmes, Internet, ou sobremesas.
Use o tempo extra para orar e ler a Bíblia.
Peça a Deus para Se revelar a você.
Peça ao pastor de sua igreja para promover os 10 dias de oração na igreja local através de testemunhos de como Deus operou como resultado das orações em grupo.
Nos cultos de Sábado durante os 10 dias dêem um destaque especial a oração.
Peça a Deus para mostrar-lhe cinco pessoas por quem orar durante os 10 dias.
"Meus queridos jovens é hora de clamarmos em busca de Reavivamento e Reforma, 2012 é o ano do poder, vamos nestes primeiros dias do novo ano, começar clamando e se preparando para o derramamento de uma chuva Global! O Maranhão tem pressa, É BÍBLIA NA MÃO E JESUS NO CORAÇÃO, SÃO OS PÉS NA TERRA E OS OLHOS NO CÉU! Vamos orar com o mundo inteiro e apressar a volta de Jesus".
Fonte: Reavivamento e Reforma
Jefferson Santos
Assoc. JA AMa
Divulgue:
Marcadores:
REAVIVAMENTO e REFORMA
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Unknown
domingo, 1 de janeiro de 2012
Mensagem do Associado de Jovens da Associação Maranhense AMa
Aos Vencedores
“Jovens eu vos escrevi porque sois fortes e já vencestes o maligno” (1 João 2:14).
Queridos jovens "Moças, rapazes, crianças, anciãos, juvenis e adolescentes", sabemos que hoje nossas lutas não são contra carne e sangue e sim contra principados, potestades e dominadores deste mundo tenebroso (efésios 6:12), e devemos aceitar o chamado de Deus para reverti-nos de toda armadura que ele nos disponibilizou (efésios 6:13).
Segundo previsto pela civilização dos Maias, em 21/12/2012 terá um grande acontecimento o “FIM DO MUNDO”, porem para o grande exército de Jovens é o ano de impactarmos com mais AMOR e FÉ a conclamação da volta de Jesus. 2012 é um ano que temos por tema geral para o Ministério Jovem e para igreja “A GRANDE ESPERANÇA”, e tenho certeza que "...em Deus faremos proezas (Salmos 60:12), pois em Cristo Jesus somos mais que vencedores (Romanos 8:37)! Então, sigamos dois conselhos lindos; um recebido de Jesus em Mateus 6:33 e o outro de Paulo em 1 Tessalonicenses 5:17. Com estas duas ferramentas digo-vos sem medo de erra... PERMANECEREMOS VENCEDORES!!!
Na grande expectativa e busca por Reavivamento e Reforma para o Ministério Jovem no Maranhão gostaria de uma atenção especial sua e força para cumprirmos juntos alguns objetivos que creio serem primordiais para atingirmos a eficácia de um ministério com propósitos! Um ministério HIPERNICOMEN.
São eles:
1. Buscarmos em primeiro lugar o reino e a justiça Deus (Mateus 6:33)
2. Orar em cada momento (I Tessalonicenses 5:17)
3. Estudar a Bíblia e guardá-la em nossos corações (Salmos 119:11)
4. Guardar pura vida que Deus nos confiou (Salmos 119:9)
5. Sê forte e corajoso no exercito de Cristo (Josué 1:9)
6. Viver nosso objetivo (Salvar do Pecado e Guiar no Serviço)
7. Viver o testemunho de Jesus (Apocalipse 19:10)
8. Sê fiel até a morte (Apocalipse 2:10)
Gostaria de deixar-vos com três citações inspiradoras proferidas pela nossa irmã E.G.W, elas tem motivado minha vida e sei que iram impactar a sua também:
“Cristo aguarda com fremente desejo a manifestação de Si mesmo em Sua igreja. Quando o caráter de Cristo se reproduzir perfeitamente em Seu povo, então virá para reclamá-los como Seus”. - Parábolas de Jesus, pág. 69.
“Com tal exército de obreiros como o que poderia fornecer a nossa juventude devidamente preparada, quão depressa a mensagem de um Salvador crucificado, ressuscitado e prestes a vir poderia ser levada ao mundo todo!” Educação P. 271.
“O Senhor designou os jovens para serem Sua mão auxiliadora”. Testemunhos Seletos, vol. 3, pág. 104.
Para 2012, desejo para cada um de vocês os GRANDES frutos do espirito para que em cada dia possamos trabalhar em nós: “...gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança E O MAIOR DE TODOS O AMOR!”. Gálatas 5:22-23
Jovens de minha Divisão e afins, amem a Cristo Jesus de todo seu coração e de toda sua alma. Ele voltará muito em breve é sua promessa. É meu anseio que todos façam tudo como se este fosse seu último dia, como se realmente Jesus estivesse voltando. Que todos estudem bastante, trabalhem bastante e estejam habilitados como membros da igreja.
Finalmente, desejo que sejam os melhores jovens da comunidade, da igreja, do distrito, da região, da associação, união, divisão e mundo. Onde quer que estejam, sejam os melhores, aspirem coisas elevadas, pois Deus os criou à Sua imagem. Apoiem sua igreja, envolvam-se na missão da igreja, façam alguma coisa para Deus. Este é o ano do evangelismo jovem, da GRANDE ESPERANÇA.
FELIZ 2012 EM CRISTO JESUS,
Jefferson de Matos Santos
Dir. Associado JA AMa
&
Neyde, Príscila e Jaynara
Marcadores:
JOVENS,
MINISTÉRIO JOVEM,
SERMÕES
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Unknown
sábado, 31 de dezembro de 2011
Retrospectiva 2011 Sociedade Jovem - Distrito de Timon II
Terminar é melhor do que começar. Eclesiastes 7:8,
Pouco mais de um dia e algumas horas e 2011 terá ficado para trás. Muitos dirão: “Como o tempo passou!” E é claro que concordamos com as palavras de Salomão: “Terminar é melhor do que começar.” O fim da maratona é melhor do que seu começo, o fim da guerra é melhor do que seu início e, sem dúvida alguma, o fim da viagem, chegar de volta ao porto ou em casa, é bem melhor do que o começo.
Salomão estava dizendo: entre o medo, o risco e a ansiedade do começo, melhor é a realização de terminar. A colheita traz mais realização do que a semeadura. Um livro lido, uma pintura terminada, a conclusão de seu curso universitário, de seu mestrado ou tese de doutorado – quanta satisfação trazem.
Não se torture por aquilo que não deu certo. Quem sabe você esteja agora lamentando oportunidades que perdeu, aquilo que falou ou deixou de falar, o que fez ou deixou de fazer. “Se eu tivesse ido, ou tivesse ficado”; “Se eu pudesse voltar os ponteiros do relógio.”
Não é hora de pensar no que faltou para que chegasse aquele grau de satisfação que todos almejamos. Quem sabe com os elementos que você tinha à sua disposição no momento, escolheu o que parecia mais apropriado. Depois percebeu que deveria ter agido diferente. Essa percepção o ajudará da próxima vez.
Não tema o futuro. Quem sabe em 2011 você tenha passado por tempestades e está com medo do que 2012 possa lhe trazer. Que mudanças teriam que ocorrer com você para que sua vida valha a pena ser vivida? Melhorar seu casamento? Ser promovido no trabalho? Ver seus filhos tomarem decisões mais acertadas? Dentro dos seus sonhos e das suas expectativas, o que deveria ocorrer: a cura de alguma doença? Entrar na faculdade? Abandonar um vício? Ter perto de si o filho que está esperando há muito tempo? Vingar aquele relacionamento?
Podemos entrar no ano de 2012 com a certeza de estar sendo amparados pela graça de Deus.
A promessa é: “‘Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro’” (Jr 29:11). Tome esse verso como uma promessa de que Deus o guiará em todos os momentos de sua vida no próximo ano.
Agradeço a todos que tornaram realidade os planos de 2011.
Um forte abraço.
Maranatá!!
Amilton Carneiro
Distrital JA Timon II - AMa
Marcadores:
EVENTOS REGIONAIS
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Unknown
quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
A Sociedade Juventude Adventista
Fazer discípulos da adolescência e adultos jovens.
A história da Sociedade de Jovens Adventistas começou a mais de 125 anos atrás, ao longo de uma pista do país empoeirado em Michigan com dois rapazes de joelhos em oração. Hoje que a pista empoeirada tornou-se uma rede mundial de rodovias que liga mais de 10 milhões de pessoas adventistas do sétimo dia jovens em quase todos os políticos entidade em todos os continentes do globo. Esta história vem de todos os matizes do arco-íris, que é preenchido com extremos de experiências alegria e montanha, bem como profunda tristeza e sonhos não realizados. Esta é a história de Deus conduzindo um exército fascinante através das batalhas do grande arco sobre o conflito que é a vida como a conhecemos agora.
Criado por jovens para jovens.
Fonte: Ministério Jovem da Associação Geral da IASD
Marcadores:
JOVENS
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Unknown
II AcampJA MSMa - Missão Sul Maranhense
II AcampJA MSMa – Missão Sul Maranhense - UNB
Foi realizado no período de 11 a 14 de Novembro de 2011 para glória de Deus e com o tema “Amigos da Esperança”, tema geral para o Ministério jovem em 2011, O evento foi organizado pela Missão Sul Maranhense da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Que aconteceu no Parque de Exposição Agropecuária (EXPOABA) de Bacabal - MA.
O ACAMPJA foi realizado com os seguintes objetivos:
1. Inspirar os jovens e líderes a uma busca maior de comunhão com Deus.
2. Motivar cada igreja a ter sua Sociedade de Jovem devidamente organizada e ativa, contribuindo eficazmente para “Salvar do Pecado e Guiar no Serviço”.
3. Promover o comprometimento de cada jovem em sua igreja local com as atividades missionárias, sociais, intelectuais e físicas por meio de ações e projetos devidamente organizados.
4. Impactar a cidade de Bacabal, com o testemunho dos jovens adventistas.
5. Fortalecer o espírito de companheirismo e amizade dentro do espaço geográfico da Missão Sul Maranhense, através do convívio e troca de experiências entre os jovens do Sul do Maranhão e estados vizinhos.
6. Revitalizar os nobres ideais defendidos pelos pioneiros, renovando a satisfação em trabalhar com e pelos jovens nesta época pós-moderna de tantos desafios.
7. Reconhecer as Sociedades de Jovens por seu esforço no cumprimento das atividades propostas para o ano.
8. Formar novos lideres para atender o Ministério Jovem e a igreja e suas diferentes áreas.
COORDENAÇÃO GERAL
Pr. Samuel Muniz Bastos - Presidente MSMa
Pr. Aquino Bastos – Diretor do Ministério Jovem da UNB
Pr. Ivancy Araújo – Diretor do Ministério Jovem da MSMa
ALGUMAS FOTOS
Fonte: castrodigital.com.br
Adaptações: Jefferson Santos - Dir. Associado JA AMa
Marcadores:
HISTÓRIA DOS ACAMPJA
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Unknown
The Power of One: Um Movimento Global de Jovens unidos em propósito, Amor e Missão
A juventude da Igreja Adventista do Sétimo Dia é um movimento global do destino: unidos no amor, Propósito e Missão, ainda que diverso em cultura, língua, geografia, economia, e patrimônio. É através do poder de Cristo e do Seu Espírito que podemos celebrar nossa unidade em meio a essa diversidade. Em um mundo de divisão étnica e nacional, esta expressão requintada da unidade em Jesus é a expressão mais poderosa da realidade do evangelho no meio do povo de Deus.

Nossa missão é orientar os jovens a um relacionamento de salvação com Jesus e ajudá-los a abraçar seu chamado para o discipulado. Buscamos o nosso chamado no contexto de Reavivamento e Reforma como nos submetemos nossas vidas ao transformar, equipar e presença permanente do Espírito Santo. Nós não estamos contentes com membros da igreja simples, mas nós somos estudantes de Jesus para a vida em personagem, comunidade, serviço e missão.
Abraçamos nosso chamado para proclamar a breve volta de Jesus e preparar a juventude do mundo para uma vida de propósito e significado, como Jesus reina como rei de nossas vidas no aqui e agora, até que Ele venha a reclamar Seu próprio para si.
Este site foi projetado para inspirar, recursos e equipá-lo para esta missão de amor.
Gilbert R. Cangy, Diretor Mundial da Juventude
Fonte: Global da Juventude
Marcadores:
JOVENS
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Unknown
quarta-feira, 28 de dezembro de 2011
Como Estudar a Bíblia
É indispensável uma atitude espiritual. É de suma importância que o leitor se aproxime da Bíblia de modo reverente, vendo-a como a Palavra inspirada de Deus, e não somente como literatura.
A necessidade consciente é essencial. A Bíblia deve ser estudada com a mesma ânsia com que uma pessoa faminta busca comida.
A leitura disciplinada de uma porção da Palavra a cada dia pode ter algum valor como exercício religioso, mas para obter-se um benefício completo de suas verdades, elas devem ser adaptadas às necessidades pessoais.
Um padeiro pode vender muito pão em um dia e achar-se faminto ao final de sua tarefa; assim também, uma pessoa poderá ler grandes porções da Palavra de Deus e obter pouco proveito desta, a menos que a faça sua, apropriando-se e alimentando-se dela.
O conhecimento mediante o estudo pessoal é o melhor. Muitos cristãos se satisfazem em receber toda a verdade filtrada pela mente de um professor, de um pastor ou de um comentarista; raramente, ou nunca, vão ao Livro dos livros para um estudo independente.
Tais pessoas, inevitavelmente, convertem-se em simples reflexos de opiniões alheias. Elas não estão "fundamentadas na verdade", mas sujeitas a ser "levadas ao redor por todo vento de doutrina".
É muito importante para a criança o dia que ela aprende a alimentar-se por si mesma, assim, também, inicia-se nova era na vida do crente quanto este forma o hábito de ir diariamente à fonte original da verdade espiritual para sua nutrição pessoal.
Estude a Bíblia como um viajante que deseja obter um conhecimento completo e experimental de outro país.
Vá pelos vastos campos da verdade; desça a seus vales; suba suas montanhas de percepção; siga suas correntes de inspiração; visite suas maravilhosas galerias de obras de arte.
Lembre-se que muitos erros doutrinários têm surgido da falta de perspectiva espiritual, ou de um ponto de vista limitado da verdade bíblica. O salvador diz: "Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus." - Mat. 22:29.
Trate de entender as coisas profundas de Deus. Estude a Palavra como um garimpeiro escava a terra em busca de ouro, ou como um mergulhador desce às profundezas do mar em busca de pérolas.
A maioria das grandes verdades não estão na superfície, e por isso só podem ser trazidas à luz mediante trabalho paciente.
Adote um método sistemático. A leitura casual de uns poucos versículos das Escrituras cada dia é melhor do que nada, mas não constitui um estudo real da Bíblia. Simples porções da verdade não produzem cristãos sólidos.
O método de temas consiste em escolher e seguir um tema através das Escrituras. Como o sistema de referências em cadeia se ajusta perfeitamente a este método, é desnecessário nos entendermos melhor sobre ele.
O método biográfico, ou o estudo dos personagens da Escritura, oferece muito interesse e proveito.
Para o estudo dos livros, escolha um e procure estudá-lo a fundo; descubra o seu autor, a quem foi dirigido, as circunstâncias sob as quais foi escrito, seu propósito, seus ensinos principais, etc.
O estudo de capítulos e passagens importantes familiariza o estudante com as preciosidades da leitura bíblica.
Memorize alguns versículos importantes que possam ser úteis em uma emergência. Uma passagem da Escritura à mão é de grande valor. O cristão deve possuir, bem ordenadas em sua memória, passagens que sempre estejam disponíveis.
A memorização das verdades bíblicas coloca armas defensivas e ofensivas nas mãos dos crentes. Fonte: http://www.comunicandojesus.net/biblia/comoestudar.htm
Marcadores:
AMa BÍBLIA 2012
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postado por
Unknown
Assinar:
Postagens (Atom)














